segunda-feira, 2 de maio de 2011

FRUTAS: um jeito gostoso de aprender e se alimentar


Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Objetos e processos de transformação
Educação Infantil
Matemática
Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operação)
Educação Infantil
Matemática
Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estimular o consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária;
• Trabalhar o paladar a partir do reconhecimento de diferentes sabores;
• Ampliar conhecimentos matemáticos;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Realizar pesquisa;
• Socializar os resultados da pesquisa em rodas de conversa.
Duração das atividades:  ano todo  1x por semana .
Estratégias e recursos da aula
Primeira aula:
Para esta aula vamos trabalhar com uma música de domínio popular – “De abóbora faz melão” que traz algumas frutas em sua letra:
De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce sinhá, faz doce sinhá
Faz doce de maracujá
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa do Juquinha
Ele pula, ele dança
Ele faz requebradinha.
(letra retirada do livro “Quem canta seus males espanta 2” da editora Caramelo, sob coordenação de Theodora Maria Mendes de Almeida)

Aproveite a cantiga e deixe as crianças se divertirem. Depois pergunte quais frutas aparecem na canção e quais eles já experimentaram. Façam um desenho que ilustre a música ou então leve argila e peça que “moldem” uma fruta da música.

Segunda aula:
Retome a canção da aula anterior. Leve a letra num cartaz e trabalhe a escrita das frutas que ali estão descritas.
Façam atividades como:, circular os nomes das frutas. Também aproveite o tema e crie atividades de matemática que tragam as frutas no contexto (probleminhas, somas, formação de conjuntos... isto dependerá de como está sua turma).
Sugira que os alunos levem uma pesquisa para casa em que a família responda se consomem frutas, com que freqüência e quais são as mais consumidas. Peça que enviem receitas que utilizam frutas em seu preparo. Peça também que enviem uma fruta para a escola nas sextas-feiras.

Terceira aula:
De posse das pesquisas façam uma roda e socializem os resultados. Conversem sobre os hábitos de cada família e sobre as receitas. Façam um levantamento das frutas mais consumidas e escreva no quadro. Posteriormente as crianças podem escrever numa folha estes dados. Por fim sugira que cada aluno peça à família que faça a receita que indicaram na pesquisa e enviem à escola para a realização de um lanche coletivo.

Quarta aula:
Realização do lanche coletivo e da troca de receitas entre as crianças.
Recursos Complementares
• Cartaz com letra da música;
• Folha digitada com questões da pesquisa;
• Espaço para a realização do lanche coletivo.
Avaliação
Analisar se houve aumento na utilização e consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária; observar se os alunos ampliaram seus conhecimentos lógico-matemáticos, avaliar se aprofundaram sua compreensão da linguagem oral e escrita e se houve envolvimento na realização e socialização das pesquisas.

Um comentário: