Dados da Aula – tema: Poesia – infantil III
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O trabalho com texto memorizado possibilita o aluno “ler” (mesmo para aqueles que não lêem e escrevem convencionalmente.). Ajusta o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolve habilidades da linguagem escrita possibilitando avanços nas fases (de escrita).
Duração das atividades
A aula na educação infantil tem tempo mais limitado, entretanto faz parte da rotina em momentos de leitura e outros de escrita que são divididos na rotina semanal.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fiz um levantamento sobre quais são as poesias conhecidas dos alunos.
Li algumas poesias para que se familiarizassem sobre o tipo de texto.
Selecionei algumas para estudo e listei (10 para serem trabalhadas).
São elas:
Ø CONVITE.
Ø QUE SUJEIRA!
Ø A CASA E SEU DONO.
Ø MEU AMIGÃO.
Ø MINHA FAMÍLIA.
Ø AS BORBOLETAS.
Ø QUINCAS MALUQUINHO.
Ø A FLOR AMARELA.
Ø MEU ANIVERSÁRIO.
Ø CHATICE.
Estratégias e recursos da aula
1ª. etapa:
Li algumas vezes a 1ª poesia escolhida: “Convite” de José Paulo para que memorizassem o texto.
Escrevi no blocão a poesia ditada pelas crianças e procedemos a leitura passo a passo para que acompanhassem a escrita do texto (ajustando o falado ao escrito).
2ª etapa:
Nos momentos de linguagem oral na rotina fizemos a leitura do texto para que os alunos localizassem palavras usando suas estratégias (aqui é bola pois começa com “B” ou papagaio pois começa com P , igual PA, etc.).
3ª etapa:
Recortei a poesia em tiras e distribui em duplas entre os alunos para que remontassem a poesia (fui intervindo a medida que fossem surgindo as dificuldades juntamente com as interferência dos alunos mais experientes quanto a leitura e escrita).
4ª etapa:
Foram feitas várias atividades para que todos os alunos pudessem localizar e escrever palavras.
Atividades com letras móveis, letras justas, caça palavras, cruzadinha, completar o texto, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário